fecularia

A fecularia da Copagra passou por amplo processo de reestruturação. Novos investimentos foram feitos na indústria objetivando dar mais agilidade e qualidade nos serviços prestados aos Cooperados. Com os investimentos realizados na aquisição de novos maquinários para o complexo industrial, a Fecularia da Copagra aumentou sua capacidade de recebimento para 400 Toneladas/Dia que serão destinadas principalmente a produção de fécula, polvilho doce, polvilho azedo e amido industrial.


Foi implantado também um Biodigestor, sistema que capta o gás metano proveniente dos resíduos da moagem da mandioca e o utiliza como fonte de energia eliminando assim a necessidade de queima de lenha na caldeira da fecularia. Com a implantação desse sistema gerou-se uma grande economia de recursos gastos com a compra de lenha.


Foi implantada ainda uma balança rodoviária que deu muito mais comodidade aos Cooperados na pesagem de seu produto e também um moderno tombador para a descarga dos caminhões, onde acoplado a ele existe um dispositivo que retira a terra acumulada nas raízes de mandioca vindas do campo retornando essa terra para os caminhões, evitando assim que o produto entre com impurezas na indústria. No complexo industrial foi construido ainda um barracão de 2.164 m² (para armazenamento da produção de fécula, polvilho doce e polvilho azedo) o que trouxe uma redução significativa dos custos com transporte para estocagem em barracões fora do complexo industrial.